segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Uma Prática Milenar Contemporânea



É uma ciência muito antiga de origem indiana. Criada por homens sábios, grandes observadores da natureza, que viveram antes da era cristã. Esses homens, dotados de bons princípios de vida, sistematizaram posturas e práticas tendo por objetivo o aprimoramento do ser. Desenvolveram métodos de equilíbrio físico, emocional e energético, aplicáveis e eficazes a qualquer tempo da vida humana.

A palavra YOGA vem da raiz sânscrita yuj, cujo significado é junção, união, integração. Quer dizer unificação de si mesmo. E aqui está o segredo para a felicidade duradoura.

Atualmente podemos definir o YOGA como uma filosofia de vida que visa à integração do indivíduo consigo mesmo e com ambiente em que vive. A prática do yoga proporciona boa forma, alívio do cansaço físico e mental, rejuvenescimento, concentração, clareza mental, serenidade, entre outros benefícios. 

Sua prática sistemática afeta energeticamente o sistema nervoso e regula o sistema endócrino. Atua como um um método preventivo de saúde. 

Consiste em práticas respiratórias, posturas físicas, limpeza das mucosas e meditação. Além do cultivo de bons hábitos diários, como boa alimentação, otimismo e controle do nível de estresse. 

O asana, ou seja, a postura física, apesar de parecer apenas uma atitude do corpo, é uma expressão do homem integral, manifestando-o em todos os planos: no corpo, no pensamento, na ação, no corpo sutil e no espírito. 

 
                                                 Valeria Silva                                                  
Instrutora de Yoga, Yogaterapeuta e Psicoterapeuta (CRP 05/23923)


     Consultas e aula de yoga em Madureira/RJ
valeria.prema@yaho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário