Os benefícios da Acupuntura



Acupuntura é um método terapêutico que consiste em estimular a harmonização do organismo através de sutil colocação de agulhas em pontos específicos do corpo, correlacionados aos seus meridianos e pontos energéticos.

Surgiu a partir de estudos milenares da Medicina Tradicional Oriental, fundamentalmente embasados na observação de que os princípios de funcionamento que regem o organismo do ser humano são os mesmos que regem a natureza.

Considera que a interação entre as energias (Qi) mais densas (Yin) e mais sutis (Yang) na natureza, e consequentemente no homem, resulta em uma estrutura cujo equilíbrio pode ser alterado por diversos tipos de influências tais como ambiental, alimentar, comportamental, entre outras. Nesses casos, diz-se que há um padrão de desarmonia que pode se manifestar tanto em nível físico ("doenças" de forma geral) quanto emocional e psíquico, em graus distintos.

Daí a relevância da auto-observação, posto que quanto antes verificado o padrão de desarmonia, mais rapidamente é possível restaurar o equilíbrio. Dores de forma geral, mau funcionamento do metabolismo, insônia, ansiedade, depressão são alguns exemplos da manifestação de tais desarmonias.

Por essa razão, a Acupuntura é também um excelente recurso preventivo. Vivemos constantemente sob demandas sociais, culturais, biológicas, entre tantas outras, que geralmente nos sobrecarregamos, fazendo-se necessário, assim, dispormos de maior atenção e cuidado para a manutenção de nossa saúde.

Inicialmente é feita uma investigação ou anamnese referente às queixas apresentadas pelo indivíduo, para que o terapeuta possa, então, orientá-lo quanto ao procedimento mais adequado para o seu tratamento.

Não há tempo, número de sessões, nem frequência predeterminados. Estes são avaliados pelo terapeuta junto com a pessoa atendida, de acordo com a necessidade.

Independente de que recursos utilizar, prevenir costuma ser melhor do que remediar!

 Gisele Faria
Psicoterapeuta (CRP 05/37984)
Terapeuta complementar

Atendimento com hora marcada:
(21) 98872-7799
Estrada de Jacarepaguá 7221 Sala 508 Freguesia RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário