domingo, 24 de dezembro de 2017

O que se aprende no silêncio


Ao longo de todo o ano de 2017 este espaço se manteve em silêncio...

O silêncio faz ouvir as vozes internas, abafadas nas demandas do dia-a-dia. Um dos aprendizados que o silêncio propõe é o entendimento de como ele e o tempo caminham bem juntos. Nessa jornada, é possível o acesso às águas internas - os sentimentos e as emoções - podemos nelas nadar e até mergulhar. O ritmo desse encontro íntimo deve ser respeitado, assim como se deve respeitar a natureza.

Pode ser que nos deparemos com a calmaria de águas tranquilas ou com a fúria de águas revoltas, pode surgir repentinamente uma tromba d'água após uma tempestade ou um redemoinho em forma de anunciação. É preciso cautela.

Muitos interpretam esses eventos naturais como catástrofes. É bem verdade que, dependendo da intensidade e do tempo de ocorrência, podem gerar grandes estragos, suscitar dores inimagináveis, agonias, desespero. Por esse ponto de vista, são, sim, trágicos. Por outro lado, são reguladores de harmonia.

Harmonia não é sinônimo de calmaria, mas de uma contínua equilibração. Em defesa da fragilidade egoica, tendemos a rejeitar as contrariedades da vida. Muitas vezes nos estagnamos na revolta, na mágoa ressentida, na raiva contida, na tristeza infindável e no medo congelado, a tal ponto que se condensam e são atraídos pela força da gravidade ao fundo da imensidão das águas do inconsciente, e ali são confundidos com a lama das profundezas obscuras do existir.

Uma sabedoria em nós sabe que ali há um tesouro perdido, a chave que fará a roda da vida girar novamente, e os aventureiros, os corajosos (mesmo com medo) e os perdidos à deriva, saímos em busca do seu resgate, ávidos por um sentido maior de ser no mundo.

Alguns, saímos a mergulhar com precaução, treinamos cada movimento, aprendemos a respirar embaixo d'água, usamos recursos como cilindro de oxigênio, pé de pato, roupa térmica e por aí vai... até chegar lá. Outros, resistimos tanto que a natureza precisa intervir porque é regida pelas leis da vida, as leis de harmonia, enfim, as leis de movimento contínuo. Daí os mais variados fenômenos incompreensíveis aos relutantes em ouvir o silêncio.

A natureza revolve o seu fundo para devolver à superfície, à consciência, o que foi ali esquecido. Momento valioso para separar o lixo, reciclar e transformar em bem viver.

Compartilha-se aqui o que o silêncio ensinou ao longo desses últimos doze meses, não sem antes destacar o maior dos aprendizados que abrange todo o mergulho aqui mencionado: a gratidão. 

Gratidão à sabedoria da vida, tão generosa e paciente, que nos dá tempo e inúmeras ferramentas para acessa-la no silêncio, e nos protege da morte fatal, a morte dos ciclos, intervindo por nós, ofertando-nos, assim, a dádiva de seguir em frente. 

Gisele Faria 
Psicoterapeuta (CRP 05/37984)
Terapeuta complementar

Atendimento com hora marcada:
(21) 98872-7799

Nenhum comentário:

Postar um comentário