Auriculoterapia: Nome difícil, técnica simples




Auriculoterapia é um método terapêutico, comumente associado `a Acupuntura, que utiliza a orelha para avaliação e tratamento das disfunções orgânicas, emocionais e dores em geral. Visa, portanto, a harmonizar o organismo como um todo através da estimulação de pontos da orelha por meio de agulhas ou sementes, mais usualmente as de mostarda.
                                              
Como isso é possível?           
 
A Medicina Tradicional Oriental constatou que em todo o corpo humano circula energia através de Canais (de energia) específicos. Seus estudos revelaram que a orelha é um local onde todos esses canais se reúnem.
 
Curiosamente, um médico francês chamado Paul Nogier observou em meados do século XX que o formato da orelha se assemelha ao de um feto de cabeça para baixo.

A partir de tal observação, verificou-se uma ligação entre a posição dos pontos no pavilhão auricular e aquela ocupada pelo feto (pouco antes do nascimento), colaborando de modo significativo para a evolução da Auriculoterapia.
 
Não obstante a simplicidade desta técnica, trata-se de um tratamento sério, embasado em um diagnóstico aprofundado. Uma das vantagens deste recurso consiste na sua ação harmonizadora sem efeitos colaterais, sem contar a facilidade da sua aplicação. Contudo, há escolas que preferem priorizar a acupuntura sistêmica (no corpo como um todo) e utilizar o recurso desta técnica somente em casos específicos.




Gisele Faria
Psicoterapeuta (CRP 05/37984)
Terapeuta complementar

Atendimento com hora marcada:
(21) 98872-7799
Estrada de Jacarepaguá 7221 Sala 508 Freguesia RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário