sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Quando é difícil perceber a própria Vontade

"Quando alguém continuamente defronta-se com um perigo que é incapaz de vencer, sua linha final de defesa é evitar a sensação de perigo." (Rollo May, O homem à procura de si mesmo. 1953)



Antes de avançar para o Passo 2 do roteiro proposto anteriormente neste blog, vamos voltar a atenção para o leitor que tem dificuldade de acessar uma vontade sua. Isso é mais comum do que se pode imaginar.

Entenda que o fato de pessoas se mostrarem em ação rumo a um dado objetivo, não significa que o estejam fazendo em função da sua vontade de se realizar como SER. A motivação pode ser o TER: dinheiro, status, reconhecimento, poder, a imagem de felicidade etc.

Será que a autoridade que está por trás da sua motivação é efetivamente você ou uma autoridade anônima porém influente?

Chamou-me a atenção hoje um texto cuja citação postei acima, do psicanalista Rollo May. Um livro de um passado não tão distante de nós que me parece extremamente atual. O autor atenta para estudos de um outro psicanalista, Erich Fromm, que apontaram para a observação de que em meados do século passado as pessoas deixaram de viver sob a autoridade da igreja ou das leis morais (com ressalvas, a meu ver), mas se submeteram a autoridades anônimas, como a opinião pública.

Será se não é assim ainda hoje? Observemos os tipos de postagens feitas nas redes sociais e que efeitos elas geram ou se espera que gerem. 
"A autoridade é o póprio público, mas esse público é uma simples reunião de indivíduos, cada qual com seu radar ligado para descobrir o que os outros dele esperam". (RolloMay, 1953)
Diante de tantas expectativas e exigências, como não sentir o perigo (de contrariar e suas consequências) rondando?! E querer evitá-lo??

Porém a cada dia a vida que quer vibrar em você te pergunta: até quando?

Até quando você se submeterá a uma autoridade outra que não seja a sua própria?

Até quando viverá no cativeiro do medo de viver?

E a cada dia a vida faz um convite. Sempre que você sente insatisfação, raiva, angústia, medo... é a vida vibrando em você e te convidando para o desenvolvimento dos seus potenciais para SER.

A cada momento de alegria genuína, de sensação de paz, de prazer legítimo... é o momento da vida retribuindo a você em gratidão por deixá-la se manifestar.

Em todos os dias  há oportunidade de viver... o dia todo.

Você pode aceitar... ou não. Uma coisa é certa: o ser humano escolhe sempre (consciente ou inconscientemente) o que considera o melhor para si.

P.S.: Crescer dói.

   
Gisele Faria 
Psicoterapeuta (CRP 05/37984)
Terapeuta complementar

Atendimento com hora marcada:
(21) 8872-7799
Estrada de Jacarepaguá 7221 Sala 508 Freguesia RJ

Participe da Enquete do Bem-se-quer:
 * Comente aqui ou envie um email para blogbemsequer@gmail.com


"O que significa SUCESSO para você?"

 Você é importante para o Bem-se-quer.

Você é importante para todos nós! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário