segunda-feira, 22 de julho de 2013

Massagem Terapêutica Sueca


Geralmente associamos massagem a relaxamento. Não raro dizemos ou ouvimos alguém dizer "estou tensa, preciso de uma massagem" ou algo nessa linha. Ela serve, sim, pra liberar as tensões, e também para outros propósitos terapêuticos. Confira o texto abaixo, escrito pela terapeuta Sílvia Helena Caldas, que explica sobre os efeitos terapêuticos da massagem sueca!

SOBRE SUA ORIGEM E TÉCNICA

Hoje a massagem terapêutica pode ser definida como manipulações científicas dos tecidos do corpo com o propósito de afetar os sistemas nervoso, muscular, visceral, circulatório, digestivo e facial.  É muito mais do que mera manipulação de tecidos. É uma forma de comunicação direta e simples entre o terapeuta e o paciente, visto que as mãos são receptores extremamente sensíveis.

Durante a massagem, as mãos descobrem a geografia interna do corpo, revelando tensões, pontos doloridos, dores escondidas, pontos sensíveis, regiões congestionadas e inchadas e, desse modo, fazem grandes descobertas sobre o paciente.


Importância do toque: através do toque tomamos consciência de nosso corpo, possibilitando um tratamento adequado.



A massagem é praticada há pelo menos cinco mil anos no oriente. Na Grécia, havia um verdadeiro  culto  ao físico e, deste modo, muito se valorizava todo tipo de ginástica e exercícios físicos. Por esta razão, a massagem era amplamente empregada, juntamente com vários costumes de higiene corporal.

Roma herdou a cultura física dos gregos, sendo que esta ressurgiu entre os romanos com menos ímpeto e importância do que lhe dedicavam os gregos.

Com o advento da Idade Média, todos os métodos e sistemas de higiene corporal, assim como a cultura física, foram considerados imorais pela mentalidade estreita da época. Os caminhos da medicina antiga foram praticamente esquecidos durante a Idade Média e, somente no século XVI, este interesse se renovou, com a iniciativa de Ambroise Paré.

Mas somente no século XIX, a ginástica médica e a massagem ganharam impulso através do trabalho de Per Henrik Ling da Suécia. Ling ganhou aceitação e apoio para suas idéias, e seu método ficou conhecido como “Sistema Ling de Massagem e Ginástica” ou “Movimento Sueco de Tratamento”. Após sua morte, em 1839, seus alunos publicaram seus trabalhos e muitos estrangeiros que foram estudar na Academia Central de Estocolmo espalharam suas teorias.

A massagem sueca inclui sete manipulações básicas: deslizamentos superficiais, deslizamentos profundos, fricção, amassamentos, percussão, vibração e movimentação.

QUAIS OS EFEITOS DA MASSAGEM?

Estimula o sistema nervoso e circulatório, melhora a função do órgão, eleva a atividade celular, fortalece a musculatura e o tônus geral do corpo, aumenta a circulação linfática, tanto quanto melhora a digestão e a absorção de nutrientes, suaviza a pele, solta e relaxa a musculatura, garante maior flexibilidade, elimina toxinas, traz energia, elimina stress e tensão, revigora e rejuvenesce, ativa os poderes de cura do corpo, promove o relaxamento, induz a redução da fadiga, alivia a dor.

Contra – Indicações
  • Tumores benignos ou malignos;
  • Doenças da pele (eczema, acne, furúnculos etc.);
  • Gravidez – para massagens abdominais mais profundas

Sílvia Helena Caldas (Rioflor 227)
Massagem Sueca  .  Terapia Floral  .  Shiatsu  .  Reiki

Atendimento com hora marcada:
(21) 9973-9309

Nenhum comentário:

Postar um comentário