segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Espiritualidade e Saúde Mental


No período entre 04 e 07 de Novembro deste ano, tive a feliz oportunidade de participar do XXXIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria, cujo tema central foi Espiritualidade e Saúde Mental.

Em apresentações distintas, psiquiatras e psicólogos brasileiros e estrangeiros (americanos, holandeses, sul africanos, dentre outras nacionalidades), abordaram a relevância da realização de pesquisas quanto aos efeitos das crenças relacionadas à espiritualidade e/ou à religiosidade sobre a saúde mental. 

De forma geral, estudos apresentados no encontro indicaram que tanto os efeitos positivos quanto os negativos das crenças religiosas sobre a saúde mental dependem da relação estabelecida entre a pessoa e tais crenças. Por esta razão, destacou-se a importância de investigar, durante a anamnese ou os atendimentos psicoterápicos, como a religiosidade e/ou espiritualidade é percebida pela pessoa atendida, se é relevante ou não para a sua compreensão sobre o ser no mundo.

Ainda, foram mostrados trabalhos realizados junto a comunidades religiosas, de modo que a ponte entre a equipe de profissionais da saúde (mental) com a comunidade religiosa da qual a pessoa assistida faz parte pode contribuir significativamente para sua melhora.

Vale ressaltar que a religiosidade pode ser um caminho para o desenvolvimento espiritual, porém este independe da religiosidade.

Espiritualidade se refere, de modo geral, ao sentido do ser no mundo para o indivíduo. Os anseios do espírito (espírito num sentido de essência, de algo que não se vê mas se sente), o que dá sentido à vida, para além do ter. A essência necessita da matéria para realizar. Mas a matéria não realiza sem o ser. Encontrar o equilíbrio entre o ter e o ser é o desafio da existência humana.

Certamente há ainda muito o que pesquisar sobre as crenças quanto à espiritualidade e o comportamento humano. Fico feliz que este tema, tão presente nas questões existenciais, seja finalmente incluído nos estudos contemporâneos sobre a saúde mental. 

Gisele Faria 
Psicoterapeuta (CRP 05/37984)
Terapeuta complementar

Atendimento com hora marcada:
(21) 98872-7799

Estrada de Jacarepaguá 7221 Sala 508 Freguesia RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário