(Fonte da imagem: www.elo7.com.br) |
Iniciamos em dezembro o fim de mais um ciclo anual e, com este mês, finalizamos o roteiro aqui proposto para o desenvolvimento da responsabilidade.
Neste passo revemos o planejamento que foi elaborado à priori. Relembramos nossas metas e estratégias iniciais para a sua devida execução.
O desafio da avaliação consiste na neutralidade diante dos fatos. Como a deusa da Justiça, você consegue manter os olhos do julgamento fechados diante do peso das bandejas da verdade e dos êxitos ou frustrações vividos ao longo deste ano?
O desenvolvimento da responsabilidade não é tarefa fácil, pois exige imparcialidade, neutralidade. Não se trata de justificar seus feitos ou não através da condenação de quem ou o que facilitou, dificultou ou impediu que você caminhe na direção que almeja. Trata-se essencialmente de rever o planejamento, verificar os eventos favoráveis e os desfavoráveis, e avaliar o seu posicionamento diante deles.
Que pontos do seu planejamento foram coerentes às suas expectativas?
Nas situações em que logrou êxito quais foram os fatores favoráveis?
Que percalços ocorreram ao longo deste período da sua caminhada?
De que maneira sua criatividade foi colocada em prática para se recriar e solucionar os imprevistos?
Feita esta avaliação, parabéns pela coragem de fazê-lo com honestidade! E de se propor a aprender na escola da vida!
Agora é hora de celebrar! Com os pés no chão e os braços abertos, respirar pausadamente, inspirando e expirando alegria e gratidão por si mesmo, pela vida e por cada um que dela compartilha conosco.
Para, então, retomar o fôlego e dar prosseguimento `as metas que ainda não foram atingidas e formular outras, com o planejamento refeito, fresquinho, como o ano que se aproxima.
Brindemos pela conquista de mais um ciclo vivenciado!!!! Tim-tim!!! :)
Gisele Faria
Psicoterapeuta (CRP 05/37984)
Terapeuta complementar
Atendimento com hora marcada:
(21) 98872-7799
Estrada de Jacarepaguá 7221 Sala 508 Freguesia RJ